ECONOMIA CIRCULAR E MODA

31 Mar 2019

           

 

 

            Alguns novos termos vêm ganhando força dentro da moda e que vão ser uma tendência dentro da moda, dentre eles temos o economia circular. Dentro da moda ter uma dinâmica de economia circular é muito importante, para que as roupas e os rejeitos da indústria tenha um outro fim que não seja o lixo. 

 

 

 

            Já ficou curioso? Então vou te explicar mais um pouco como acontece a Economia Circular , que é um processo diferente do linear, onde tudo vira lixo no final e da reciclagem, que nem tudo é reaproveitado. Nesse novo modelo econômico a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia são o único modelo possível para não acabarmos com os recursos naturais do nosso planeta. O processo se materializa no extrato mínimo de recursos, maximização da reutilização, maior eficiência e no desenvolvimento de novos modelos de negócios.

 

       Esse processo permite gerar mais design e novos modelos e oportunidades de negócios, assim até novos empregos podem surgir. Aqui em Brasília já temos alguns desses modelos voltados para o reaproveitamento de matéria orgânica com empresas que recolhem o lixo orgânico de empresas, evento e residência e o transforma aproveitamento desse insumo é de 100% e pessoas viram nisso uma oportunidade para lucrar e gerar renda. Com o lixo orgânico indo parar no local certo, a sua volta para o ciclo de uso possível. 

 

       Além disso, esta nova forma de pensar na economia inclui a utilização de materiais mais seguros na indústria, para a segurar a vida de quem trabalha com os materiais e também a recuperação de recursos naturais, como a água e que seja energia usada seja limpa.

 

 

            Na moda esse modelo de negócio também vem crescendo e pessoas pensando junto estão transformando o jeito de fazer moda. O nome que damos para isso no mundo fashion é Moda Circular e até as empresas fast fashion já estão aproveitando essa tendência para diminuir seus impactos, como o Instituto C&A e as Lojas Renner, com o projeto ReRenner.

 

       Apesar de muitas empresas se aproveitarem para fazer o Green Washing ( ou Marketing Verde), a verdade é que precisamos que mais designers e empresas no mundo fashion pensem em como reduzir seus impactos na natureza. Hoje, a maior parte dos tecidos que não vão ser utilizados e roupas vão parar no lixo sem serem reaproveitados. 

 


            Ainda não tem uma ideia de como pode fazer parte da Moda Circular? Então seguras essas ideias que já estão rolando. Uma delas são os compartilhamentos de tecidos feitos pelo  Banco de Tecidos e o Nosso Tecido, que visam resgatar tecidos da indústria e de outras pessoas que não utilizam mais seus tecidos para recolocar eles no ciclo de uso por meio da venda por um preço menor que o de mercado. Cada projeto tem suas políticas de compra e venda dos tecidos, mas já garantem um continuidade da vida útil desses tecidos.

 

 

 

 

            Já o projeto Circular.Fashion, da Ina Budde, decidiu acabar com esse desperdício de recursos. A empresa fornece ferramentas específicas de design digital com informações importantes que as empresas podem utilizar no futuro para projetar produtos recicláveis ​​e sustentáveis. Com seu projeto, Ina também quer alcançar os consumidores. 

 

            E por último, um exemplo que veio da fast fashion Renner, mas que outras empresas já usam, é o desmembramento dos fios de roupas que criam novas linhas, principalmente de algodão, que formam novos tecidos e produtos. Vários itens da rede Renner já tem essa tecnologia e os produtos que vão desde as roupas, até acessórios, como necessaires. A ideia é de reaproveitar esse material têxtil que iria para o lixo e incluir tecnologia e design. 

 

Gostou? Então se liga na nossa série sobre o tema que inclui desmembrar ainda mais esses projetos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Luana Ponto no Casinha: A ENTREVISTA!

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

1/10
Please reload

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF