• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

5 dicas para você NÃO DEIXAR LIXO na praia

28 Jan 2019

         O verão já começou, o carnaval tá logo ali e com ele uma preocupação muito grande: o lixo deixado nas praias. Não só nas praias, mas nas proximidades das águas. O número de plásticos dentro dos animais marinhos e na nossa água é muito preocupante, pois afeta todo o nosso meio ambiente, e até mesmo os seres humanos. Pesquisadores da Universidade Médica de Viena e da Agência Ambiental da Áustria examinaram a dieta e amostras de fezes de oito voluntários em países diferentes e encontraram quantidades variadas de microplásticos nas fezes de todos, que vem desse lixo que deixamos por aí.

 

         Isso mostra que já passou da hora de nos preocuparmos com nosso lixo, principalmente agora nas férias, então preparamos algumas dicas que você pode levar facilmente para com você não só nas férias, mas o ano todo. A primeira delas é ter seu próprio canudo, até mesmo evitar usar tá valendo!  Existem opções de bambu, vidro e metal para você levar para onde for e não deixar de tomar aquela água de coco deliciosa, até o close sai mais bonitinho com essas versões eco de canudinhos.

 

 

         A nossa segunda dica são os copos retornáveis, como o da Menos 1 Lixo e o da Meu Copo Eco, que você pode usar mil vezes  e deixar de usar uma média de 6 copos descartáveis por evento ou saída que você dá nesse verão! Além dessas alternativas também temos os copos que você tem em casa, que você pode estar levando sempre com você. O importante também é ele ser BPA Free, que não tem substâncias cancerígenas.

 

 

 

            A próxima dica é sobre seus talheres: leve-os sempre com você! Existem já à venda várias bags e capinhas para você levar seus talheres sempre para onde for, além de existir opções de talheres de bambu, que são mais sustentáveis por conta da fácil biodegradação. Alguns desses porta talher de bolsa ainda podem vir com espaço para guardanapo de tecido e canudo + limpador, como o da Inspira Verde. Maneiras de evitar descartáveis não acabam nunca, por que se puder comprar, basta levar enroladinho em algum paninho e tá tudo certo. O que não rola é deixar mais resíduo por aí, né?

           

 

 

 

           Falando nisso, sabia que você também pode (e deve) levar seu próprio saquinho de lixo para a praia ou qualquer lugar que você for? Além dos saquinhos convencionais (de plástico :/) há também a opção de sair com seu saco de tecido ou material biodegradável. Dessa forma, assim que você encontrar algum lixo por perto é só esvaziar o seu ou guardar ele até chegar em casa. Bem tranquilo, não é mesmo? O que não dá é para deixar todo o lixo que você produz pelas ruas, calçadas e perto das nossas águas.

 

 

 

 

 

        Por último, procure comer alimentos feitos em casa ou que sejam mais naturais e não tenham tanta embalagem, como sanduíches naturais e sucos, assim você tem uma alimentação mais saudável e não agride o meio ambiente (e não a sua saúde). 

 

Gostaram das dicas?

         

 

 

 

 

 

         

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload