• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

COLORIMETRIA: descubra seus tons

11 Mar 2018

         

 

 

          Desde pequenos cultivamos simpatia por algumas cores e essa preferência variava de acordo com nossos gostos e até mesmo nossa vontade de refletir como realmente somos interiormente. Nossas cores favoritas e nossas roupas sempre andaram em uma mesma direção e atualmente o uso delas vai além de refletir nossas preferências. e começa a serem utilizadas na valorização do nosso rosto e seus detalhes.

 

          Ter uma coloração pessoal nada mais é do que encontrar cores que além de combinarem entre si, combinam e valorizam o seu exterior, o que torna mais fácil a compra de roupas e evita a famosa sensação de que a peça não lhe veste tão bem como parecia. Essa técnica está no ápice do seu sucesso dado que, as cores têm temperaturas e tons diferentes que podem ser assemelhados ao pigmento encontrado em nossa pele, que faz com que cada uma tenha sua coloração.

 

          Para descobrir sua paleta de cores o aconselhável é contratar um especialista, que irá realizar alguns testes, reparando em cada detalhe e em como seu rosto aparenta perto de tons frios, quentes e neutros e a partir daí ver o que te realça e o que te apaga. Entretanto, há também algumas técnicas para você poder descobrir sozinha sua paleta de cores como, por exemplo, se as veias do seu antebraço forem num tom de azul arroxeadas seu tom é frio, já se forem mais esverdeadas e amarronzadas é quente e caso não consiga distinguir ou forem veias azuis esverdeadas sua pele é neutra, como na imagem abaixo:

 

 

 

          Outra maneira de identificar é posicionando um espelho em frente uma parede branca, com o cabelo amarrado e sem maquiagem passar um batom vermelho alaranjado (cor quente) e depois um batom vermelho bordô (cor fria) reparando bem as diferenças do seu rosto com cada um deles. Outra dica valiosa é colocar bijuterias pratas (tom frio) e douradas (tom quente) percebendo qual melhor se encaixa com seu rosto.

 

 

 

          E se após os testes ainda restar dúvidas há algumas características chaves como:

 

Paleta quente: 

  • Peles com tonalidades: negras ou claras alaranjadas, amareladas e dourados;

  • Possuem facilidade ao bronzear-se;

  • Cabelos castanhos, loiro escuro, ruivos, marrom dourados;

  • Olhos marrons, verdes, castanhos;

 

Paleta Fria: 

  • Peles com tonalidades: negras ou claras pálidas, rosadas;

  • Não se bronzeiam com facilidade e ficam com a pele avermelhada com exposição ao sol;

  • Cabelo preto, castanho escuro, castanho ou loiro-cinza;

  • Os olhos são azuis, verdes, castanhos escuros ou cinza;

 

          E claro, se sua pele tem tom quente você não precisa necessariamente deixar de usar alguma cor fria, você deve apenas usá-la em uma tonalidade diferente, seja ela mais intensa ou mais pastel. Em razão das cores da sua paleta ter maior influência na parte de cima do seu corpo, ou seja, no rosto, você pode usar calças, shorts e sapatos de cores versáteis (tanto quentes, quanto frias).

 

          Após a descoberta do seu tom, o próximo passo é descobrir a intensidade, o que está diretamente vinculado com seus traços genéticos, há tons de cor intensos e tons de cor suave. Essa divisão é chamada de método sazonal expandido, que é baseada nas estações do ano (Verão ou Inverno, para quem tem tom frio, e Primavera ou Outono, para quem tem tom quente).

 

 

 

 

 

          Essa tabela ajuda muito na hora de identificar e testar qual intensidade e conjunto de cores mais combina com você. E para quem tem o tom de pele neutro (ou seja, a pele se encaixa bem tanto com cores quentes quanto com frias) há uma infinidade maior de paleta de cores, basta achar qual melhor combina com você e com seu estilo.

 

          Sabendo seu tom e sua intensidade fica mil vezes mais fácil comprar a roupa e ter mais certeza de que ela vai realçar cada traço do seu rosto e claro, continuar se aprofundando na sua paleta é garantia de ter um guarda roupa sincronizado e sua beleza natural realçada, afinal estudar si mesma só trás benefícios futuros.

 

          E para se inspirar mais nas paletas, aqui está uma pasta SENSACIONAL do pinterest, que tem desde a teoria das cores até looks diversos relacionado a várias paletas.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload