• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

Alternativas sustentáveis na MODA | Tingimento natural e Impressão Botânica com Bosque Ateliê e Ateliê Segre

29 Aug 2017

 

          Não é de hoje que a população mundial vem sentindo os efeitos da poluição do meio ambiente, sendo a emissão de resíduos químicos, tanto no ar quanto no solo, um dos principais agentes poluidores. A utilização de produtos químicos na indústria de modo geral e em especial na indústria têxtil, tem causado preocupação a vários pesquisadores por conta da utilização desses corantes com metais pesados tanto usados no tingimento dos tecidos.

 

         Pensando nisso, a artesã Cecília Segre, resgatou o conhecimento da utilização de técnicas naturais de tingimento que não agredissem o meio ambiente, pesquisando espécies da vegetação do bioma Cerrado que possuíssem propriedades naturais de tingimento, substituindo assim, as industriais nocivas ao meio ambiente oferecidas pelo mercado. Cecília plantou uma semente que germinou e vem rendendo frutos, pois através da divulgação destas técnicas, várias pessoas aqui em Brasília estão utilizando este conhecimento na fabricação de suas artes. E o caso da Raquel Bogêa, estilista que trabalha com esta técnica em seu ateliê.

 

 

          TINGIMENTO NATURAL           

             

          O tingimento natural é a arte de produzir artesanalmente, corantes naturais utilizando plantas, flores, frutos, cascas e minerais, substituindo os corantes artificiais. 


          Apesar do tingimento natural estar atualmente em moda, seguindo uma tendência que se preocupa com a sustentabilidade do planeta, esta prática é usada há milhares de anos. 


          Com esta técnica, é possível produzir diferentes cores e tonalidades com elementos extraídos da vegetação local, utilizando o que tem de disponível na natureza dos diferentes biomas. Assim, o tingimento natural vem tornando esta arte única, com características peculiares de cada região do mundo e com a marca personalizada dos artesãos que a praticam.

 

 

          IMPRESSÃO BOTÂNICA         

 

          A impressão botânica também é feita de modo artesanal. A fixação pode ser feita com casca de cebola, ferrugem e outros elementos. Os formatos são próprios de cada planta, assim como as cores que variam de acordo com a cor da folha ou da flor, se ela é nova ou madura, entre outras características. Atualmente, por conta dos anos de estudos e pesquisas dos artistas que utilizam tais técnicas, há uma diversidade de espécies que servem para este propósito. Por isso, a importância da continuação de testes e pesquisas com cada uma das espécies vegetais que se queira utilizar neste processo para seja de qual bioma for. A natureza agradece.

 

 

          Descubra agora um pouco mais sobre o Ateliê Segre e o Bosque Ateliê, de Cecília e Raquel, numa pequena matéria que fizemos com elas para o De frente com o Cabide sobre seus trabalhos maravilhosos:

 

 

 

           Você também pode fazer parte dessa vertente consciente!

 

 

          Nos dias 02 e 03 de setembro, o Bosque Ateliê e o Ateliê Segre darão um curso lindo sobre tingimento natural e impressão botânica.

 

          Para mais informações, acesse:

 

                    Evento sobre o curso: https://goo.gl/xCicR6
                    Garanta sua vaga aqui: http://www.bethrp.com.br/cursotingimentotextil
                    Página Ecotingimento: https://goo.gl/N4DbBR

 

        

          Nas redes sociais:

          Bosque Ateliê
          facebook: /bosqueatelie
          instagram: @bosqueatelie | @raquelbogea

          Ateliê Segre
          facebook: /ateliesegre.papeisartesanais
          instagram: @ateliesegre
         
          BSB no cabide
          facebook: /bsbnocabide
          instagram: @bsbnocabide

 

 

Coolab: Raquel Bogea

Agradecimentos especiais: Raquel Bogea - Bosque Ateliê e Cecilia Segre - Ateliê Segre

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload