• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

FIO DE MALHA, o crochê SUSTENTÁVEL

18 Mar 2018

 

  

 

           O crochê é uma técnica artesanal para se fazer peças do ramo moda e de decoração para a casa, além de servir para fazer bordados e demais detalhes nos tecidos. Geralmente, usam agulhas com ganchos e fios de acrílico, lã ou algodão das mais variadas espessuras e cores para fazer esse artesanato, mas esses materiais (os fios) não são legais para usarmos na produção das peças

 

 Foto: reprodução

 

           O algodão muitas vezes não é orgânico, a lã é de origem de animal e sua extração horrível (confira aqui o porquê) e o acrílico não é ecologicamente correto (vem do petróleo). Então, devemos tomar muito cuidado ao escolher o material que vai utilizar para fazer o seu crochê. MAS, PORÉM, CONTUDO TODA VIA, há soluções mais amigas do meio ambiente, que podemos usar no lugar desses outros: o fio de malha.

 

 Fotp: reprodução

 

           A origem do fio de malha é totalmente da reciclagem: são feitos a partir da sobra de tecidos de malharias. Por isso, a variedade de fios é enorme e você pode achar fios incríveis para fazer os mais diversos produtos, mesmo sem terem uma espessura certa como os outros fios. Os artesãos que trabalham com o material fazem acessórios tanto do ramo da moda (bolsas, carteiras, colares e afins), quanto para casa (porta xícara, porta lápis, entre outros).

 

Foto: reprodução 

 

           Aqui na nossa Brasília já temos vários empreendedores e mestres do artesanato trabalhando com isso, como a Nós de Brasília e a Para se Amarrar. Também há um ateliê especializado em ensinar essa arte sensacional, a Ms. Aline Ateliê, que faz várias oficinas de peças de fio de malha.

 

           Preparamos uma pasta no Pinterest para você que quer mergulhar ainda mais nesse universo. As marcas citadas estão todas aqui embaixo para você já ir dando uma clicada nos trabalhos locais lindos dessas moças.

 

Para se amarrar

 

Você encontrar as peças e os eventos que a @saraivanathalia vai estar no Instagram da marca, e pode fazer as encomendas e escolher as peças por lá também.

 

Instagram: @parasemarrar

 

Nós de Brasília

 

As peças produzidas são colares lindos feitos pela @gegravia e você pode pedir tudo por direct no Instagram ou por e-mail.

 

Instagram: @nosdebrasilia 

E-mail: marcanosdebrasilia@gmail.com

 

MS. Aline Ateliê

 

O ateliê oferece cursos, workshops e aulas particulares de crochê com fio de malha.

 

Instagram: @msa.atelie

Site: www.msalineatelie.com

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload