• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

ARMÁRIO CÁPSULA e um novo modo de enxergar o seu guarda-roupa

1 Mar 2018

           De uma maneira objetiva, ter um armário cápsula constitui em obter em seu guarda roupa peças que você realmente ama e usa com bastante frequência, em outras palavras é reduzir o seu armário em peças versáteis e usuais, com o objetivo de diminuir o consumo desnecessário e impulsivo de roupas.

 


       Ter um armário com peças chaves faz com que você aguce a sua imaginação e comece a criar várias combinações diferentes com o mesmo conjunto de peças, diminuindo a famosa sensação de nunca ter roupa. O segredo está em não comprar peças exclusivas para uma ocasião e sempre pensar em duas ou mais combinações antes de adquirir qualquer coisa, fazendo com que tudo em seu guarda roupa acabe sempre conversando.


          Além de diminuir o consumo desenfreado, também auxilia a sua entrada no slowfashion, pois comprando em menor quantidade você tendencia a comprar peças de melhor qualidade e de procedência conhecida, começando assim a conhecer produtores artesanais e empresas que prezam a qualidade dos produtos sem deixar de lado o meio ambiente e a valorização da mão de obra realizada.

 

 
          A introdução desse novo life style não tem um grande manual e nem regras certeiras, a manha é você se adequar da melhor maneira que conseguir. No geral, o foco é reduzir sem deixar de lado o bem estar com o seu guarda roupa. Um bom número gira em torno de 35 peças, não tendo uma quantidade exata para cada estação do ano, levando em consideração o clima da sua cidade e as suas necessidades. É importante ressaltar que, nessa contagem de peças não são contabilizados pijamas, roupas de academia, roupas de festa e as famosas roupas de ficar em casa.

 

 
          Criar a sua paleta de cores é um grande auxiliar no processo de reconstrução. Definir cores que mais combinam com você e entre si faz com que tudo se harmonize melhor e fique mais fácil de ser usado de diferentes maneiras. Esse tipo de mudança ocasionalmente leva tempo e pode ser feita em etapas como, por exemplo, por estação. Comece a selecionar as suas principais peças de roupas e guarde as secundárias por um tempo, se sentir a ausência de alguma roupa é uma peça a ser repensada, mas se não, já está na hora de colocá-la para doação. Uma boa ideia que facilita a remontagem de seu guarda roupa após a decisão de o que vai e o que fica é criar um brechozinho online ou até mesmo uma lojinha no Enjoei!, fazendo com que arrecade uma graninha para a construção de seu novo estilo.

 

              Separei um vídeo muito bacana para ilustrar ainda melhor o processo de ter um armário cápsula, confira abaixo: 

 

 

                E para te inspirar nesse processo, separei também uma pasta maravilhosa do Pinterest. Clique na imagem ou aqui para acessá-la.

 

 

 

             Agora que você já sabe o que é um armário cápsula e já pegou as suas referências, a única coisa que falta é colocar a mão na massa e ir fundo com a ideia de que menos é mais!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload