• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

RESENHA | THE RAISE OF LOWSUMERISM

18 Jul 2017

 

Foto:Reprodução/Divulgação 

 

No domingo passado postei nas redes socais do BSB no cabide um mini documentário chamado "The Raise of Lowsumerism", com o intuito de pararmos um pouco para refletir o nosso consumo, ou o consumismo. Agora aqui vai uma pequena resenha sobre o que vi de interessante no vídeo.

 

O documentário "The Raise of Lowsumerism" foi produzido em 2015, pela Box 1824, que é uma empresa que tem o intuito de pesquisar tendências em consumo, comportamento e inovação. Esse tem cerca de 10 minutos e fala sobre o movimento lowsumerism, uma tendência de consumo consciente e que precisa ser coloca em prática urgentemente.

 

Foto:Reprodução/Divulgação 

 

Podemos perceber que de início é apresentado como fomos levados ao consumo desenfreado pelas empresas de publicidade e para desejar que o "American Dream" fosse de todos. O problema é que com isso o consumo passou a ser consumismo, então ter cada vez mais se tornou um vício global, principalmente com o avanço tecnológico e a mão de obra barata de países como a China. 

 

Logo após, vemos que o planeta não aguenta mais tanto consumo, então tentamos sempre buscar novas alternativas para salvar nossa casa com "selos verdes" e a economia compartilhada, que não nos fazem querer consumir menos só diminui o valor dos custos da produção de dinheiro ( e consumimos mais e facilmente). 

 

Foto:Reprodução/Divulgação 

 

Por fim, somos levados a refletir várias questões sobre o nosso consumismo e sobre o impacto disso sobre a terra, além da influência que o marketing e a publicidade têm sobre nós. Então é apresentado o Lowsumerism, um movimento que sobre ser mais consciente e consumir menos com três prerrogativas básicas: pensar antes de comprar; alternativas de menos impacto para os recursos naturais; e viver com aquilo que é realmente necessário (minimalismo), o mundo não pode esperar. 

 

Foto:Reprodução/Divulgação 

 

O documentário é auto-explicativo, rápido e com imagens que são comuns do dia-a-dia, o que nos leva a refletir realmente o nosso modo de vida. Sem utilizar de atores ou situações fantasia podemos perceber tudo o que foi tratado está no nosso cotidiano e se não nos movermos para cuidar melhor no nosso planeta, refletir o nosso consumo e aderir à novas maneiras mais sustentáveis de viver, vamos acabar nos autodestruindo.

 

Realmente somos outras pessoas ao assistir à "The Raise of Lowsumerism".

 

E qual foi a sua opinião?

 

PARA QUEM QUER ASSISTIR:

 

 

 Fonte: canal do Youtube da Box 1824

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload