• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

máscara/esfoliante de borra de café

12 Mar 2017

         Nessa vida louca em que todos os dias cada ser humano gera em média 1 kg de lixo, buscamos formas mais sustentáveis e que introduzam os famosos 3 R's em nossas vidas: reduzir, reutilizar e reciclar. 

 

         Pensando nisso, decidi trazer nesse post uma forma de reaproveitar aquela borra de café que muitas vezes vai pro lixo e que pode virar uma máscara natural e esfoliante.

 

 

         Os benefícios do café são vários. Muitos produtinhos de beleza vendidos por aí possuem cafeína em suas fórmulas por combaterem o envelhecimento e pelo seu efeito clareador na pele. Para quem tem olheiras, é uma maravilha!

 

         A famosa marca de cosméticos Lush , por exemplo, tem uma máscara que tem o café como base, a Cup O'Coffe que faz um super sucesso. Caso queira dar uma olhadinha nela clique aqui

 

esfoliaçãomáscaraLembrando também que é sempre bom fazer aquele teste para saber se você não tem alergia a alguma coisa antes de aplicar diretamente no rosto.          Cada tipo de pele tem o seu modo de cuidado. Para você pode fazer até 3 vezes. Nunca vi gente fazendo mais que isso e sabemos que o excesso pode causar um efeito rebote e não é isso o que queremos, e de novo reforço que cada pele tem uma reação, então eu indicaria fazer até 2 vezes na semana. , o indicado é sempre fazer 1 ou 2 vezes por semana, já que é um processo um pouco mais "agressivo" para retirar a pele morta. Já a

 

         Na internet existem vários jeitos para fazer essa máscara. A Lis, daqui do BSB no cabide, faz com o café e mel, e quando sobra ainda guarda na geladeira pra uma próxima. Por serem coisas perecíveis, é bom não guardar por muuuito tempo e utilizar o quanto antes para não perder as propriedades e/ou acabar estragando. 

 

         Eu decidi fazer uma versão diferente e adicionei outras coisas que são totalmente opcionais. Essa máscara é tão versátil e maravilhosa que você pode utilizar só a borra de café com um pouquinho de água e aplicar no rosto. 

 

 

         O que eu utilizei na minha versão dessa máscara:

 

         - borra de café (essa quantidade que eu fiz sobrou bastante)
         - 1 colher pequena de bicarbonato de sódio (que também ajuda a clarear manchinhas)
         - 1 ml de probentol (esse é o primo do bepantol, só que é mais em conta)
         - 1 ml de vaselina líquida (gosto muito pra hidratar a pele e cabelo)
         - água                                           

 

         E aí é muito fácil, é só colocar tudo em um potinho e misturar até ficar homogêneo. A água você vai adicionando aos poucos, até ficar com uma textura boa para aplicar no rosto. 

 

 

         Como eu queria utilizar como máscara e não esfoliante, antes utilizei um esfoliante da Granado pra tirar a pele morta e abrir os poros. Depois apliquei a misturinha da máscara e fiquei descansando com ela na pele por 30 minutos.

 

 

         E por fim, é só enxaguar o rosto normalmente, só com água mesmo. 

 

 

         A vantagem de ter utilizado o esfoliante da Granado antes é que ele deixa uma camada hidratante meio oleosa pós enxague, o que acho que facilitou na retirada da máscara de café e que pode ter contribuído pra não ficar com o cheirinho de café bem aparente. Mas se tivesse ficado pra mim não teria sido nenhum problema também porque eu AMO café, inclusive: 

 

 

         E essa é a dica de hoje. :)

 

         Você já faz essa em casa?
         Tem mais alguma pra compartilhar com a gente?
         Deixaí nos comentários! 

 

         Bjs, chêros! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload