• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2017 por Coletivo BSB no cabide 

AmandLa Gandhi e Elis Uchôa | bsbnocabide@gmail.com | whatsapp: + 55 61 9 9963-3057 | Brasília/DF

xô, plástico!

19 Jul 2018

       

 

 

 

     A quantidade de plásticos e outras embalagens que usamos no nosso dia a dia é absurda. Se pararmos para guardar todas as embalagens que usamos vamos perceber que tudo o que consumimos diariamente gera alguma, principalmente de plástico.  E isso tem um grande impacto no meio ambiente como um todo, pois desde a sua fabricação os plásticos já poluem e usam matérias primas que estão acabando no mundo (como o petróleo).

 

        E você deve estar se perguntando: o que um site de moda tem a ver com isso? A resposta é bem simples: moda não é só sobre roupas, mas também sobre cultura e essa engloba também nossas maneiras de agir e reagir ao que acontece no nosso cotidiano. Além do mais, muitas plásticos também são usados na fabricação de roupas, como o poliéster e os tecidos de garrafa pet. Não temos como fugir desse debate, então vamos as dados.

 

 

 

       A ONU Meio Ambiente fez uma pesquisa durante 30 anos tirando fotos do fundo do mar e foram encontrados a mais de 10.800 metros da superfície da terra, no Oceano Pacífico, mais de 3.000 artefatos humanos, dentre esses mais de um terço são plásticos sendo 89% embalagens e descartáveis. Além disso, 13 milhões de toneladas de plástico são descartados no mundo por ano, ameaçando mais de 600 espécies marinhas de extinção. Tá bom ou quer mais?

 

 

 

    Por isso, nós precisamos mudar de vez nossos hábitos, começando pela quantidade de descartáveis que consumimos diariamente, afinal, algumas embalagens ainda são difíceis e o importante é tentar minimizar o máximo que pudermos. Pensando nisso, o site Menos 1 Lixo criou um copo SENSACIONAL para você levar para TODOS OS LUGARES, sem precisar usar copos descartáveis (aqui vale citar os de milkshake, café e free refil do BK). Ele é livre de BPA e pode ir no microondas, na máquina de lavar louça e não estraga por conta do material, que é borracha da serigueira, bem show mesmo!

 

 

 

    Uma outra loja aqui em Brasília também dá um help na redução de resíduos plásticos, a Inspira Verde. A ideia da loja itinerante é, além de reduzir o lixo, auxiliar as pessoas a terem um vida mais saudável. Para fazer tudo isso a Gabi, idealizadora da marca, revende vários produtos que substituem os descartáveis, como o canudo de  vidro e inox, estojo com talher de metal e bambu, guardanapo de tecido e os copos da Menos Um Lixo, e também vários vasos de plantas para fazer horta urbana e composteiras, além de cursos sobre esses temas.

      

     Não existem mais desculpas para continuar usando descartáveis, pois além de ter bem pertinho de você essas soluções, você ainda pode tentar reaproveitar o que você tem em casa para evitar de usar esses plásticos tão agressivos à natureza. 

 

      A União Européia já proibiu o uso de canudos nos países que compõe o bloco econômico, como um passo para acabar de vez com os descartáveis no mundo. E aqui no Brasil o estado do Rio de Janeiro também já proibiu o uso do canudo, para evitar que esses cheguem diretamente no mar por conta das praias. Vamos juntar fazer com que essa caminhada contra os descartáveis vira uma realidade no mundo todo, começando por você agora.

 

 

Você encontra a Inspira Verde:

 

Loja física: Endossa da 310 norte

Instagram: @inspira.verde

Email: inpiraverde.bsb@gmail.com

Telefone: 992044082

Ou nas feirinhas da cidade 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               

 

 

      

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Banco de Tecido e Nosso Tecido: a moda girando

FARM e Re-Roupa: um pouco mais sobre moda circular

Moda agênero e sustentabilidade na SPFW

FashRev 2019 tem 33 atividades em Brasília

ECONOMIA CIRCULAR E MODA

1/10
Please reload